quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mingau de pectina com morango e banana


Mingau para crianças, mingau para adultos, mingau para todos!
Sobrou pectina do seu suco de maçã? Você pode fazer um creminho para comer naquelas horas de fome do meio da manhã ou da tarde.
Pra quem não sabe o que é pectina, lá vai:
Pectina é aquilo que sobra do suco da maçã quando você liquidifica ela pra fazer o suco da luz do sol, eu liquidifico a maçã, passo no coador, tiro o suco, e o que fica no coador é a pectina da maçã.
Daí em diante vai da nossa criatividade.
Podemos fazer um leite de amêndoas e misturar à pectina, depois coloca banana amassada, mistura e enfeita com o que quiser, pode ser morangos, uvas passas, quinua germinada, etc.
Se você nunca usou a pectina, você irá se surpreender em ver como ela engrossa, é como se fosse, “neston” ou “farinha láctea” que engrossa instantaneamente, a pectina é assim, só que é natural. Dá pra engrossar mamadeira de nenén, vitaminas, serve como massa base para tortas vivas doces e salgadas, dá pra desidratar e fazer farinha, enfim, o céu é o limite para a pectina. Eu adoro misturar a pectina no suco de laranja, fica ótimo.
Use sempre banana ou uvas passas para adoçar seu mingau, pois a pectina não é muito doce.
Se alguém tiver mais receitas usando a pectina da maçã por favor poste aqui, ok!

Beijos Clorofilados pra Todos!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Meu bebê tomando suco de luz

Ele nasceu depois de dez anos de casamento.
Nasceu com um fôlego descomunal para chorar e cantar, canta que é uma beleza!!
E como se não bastasse, seu pai descobriu que é compositor, e fica inventando musiquinhas pra ele.
Meu big baby é forte, amoroso e adora brincar com outras crianças.
Nunca ficou doente, só me dá orgulho. Na aula de natação ele mergulha pra pegar os brinquedos no fundo da picina, tem ótimo fôlego e força física, e isso não me surpreende, ele toma Suco da Luz do Sol desde que tinha 1 ano de idade, ele adora!!
Ele acorda de manhã e já pede: mamãe quero “suque úss”, e como eu sou uma super mãe vitalizada, lá estou eu, cheia de amor e com o copo de Suco de Luz na mão, fresquinho, docinho e cheio de luz do sol, clorofila amorosa, leite da Mãe Terra.
Ele começou mamando o leite da mamãe (eu) e agora ele toma o leite da Mamãe Terra.
Ele sempre terá sua mãezinha pra fazer o suco de luz pra ele. Sempre!!

Beijos Clorofilados pra Todos

Vídeo sobre como fazer o Suco da Luz do Sol





terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vegetais Cozidos a Frio

Corte a cenoura em filetes, corte o brócoli em pedaços pequenos, e os talos abra-os em 4 partes finas. Coloque em um pilão ou bacia resistente, acrescente sal e limão (1 limão + ou -) e soque com força até amaciar e pegar o gostinho do limão (uns 5 ou 10 minutos..). Depois de amaciar os vegetais acrescente grãos de trigo germinados, cheiro verde bem picado e azeite a gosto. Fica delicioso e super leve!!

Beijos Clorofilados pra Todos

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

No Caminho da Alimentação Viva


Ros´Ellis Maior Moraes
Nutricionista

Copyright (c) 2001 Ros´Ellis Maior Moraes.
É permitida a reprodução entre amigos, desde que indicada a fonte. Fica proibida a publicação em qualquer mídia de massa, ou reprodução para fins comerciais, sem autorização da autora.
MUDAR HÁBITOS PARA REGENERAR A VIDA
O corpo necessita dos macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras e fibras) e micronutrientes(vitaminas e sais minerais) que estão presentes nos alimentos. A ciência da nutrição estuda sobre estes nutrientes e avalia a suas funções no organismo. No entanto, essas pesquisas estão voltadas para atender as exigências do mundo moderno e garantir a permanência do sistema capitalista.
Ao refletirmos sobre o funcionamento do corpo e sobre a manutenção da vida nos organismos vivos, podemos concluir que o homem pouco conhece sobre os processos vitais do corpo e que muitos dos procedimentos utilizados na produção dos alimentos são contrários à manifestação da vida.
No que diz respeito à nutrição do corpo, as investigações da ciência da nutrição não valoriza os aspectos relacionados à energia vital dos alimentos.
A maioria dos alimentos oferecidos no mercado são produzidos com utilização dos agrotóxicos e hormônios, são refinados e ainda durante os processos de industrialização são acrescidos de substâncias tóxicas, como corantes, acidulantes, flavorizantes, conservantes, etc. Nestes diversos tipos de processamento e mesmo no cozimento os alimentos ficam cada vez mais desvitalizados. O organismo humano ao digerir e utilizar esses alimentos esgota suas próprias reservas vitais de energia. Diante disto, não é para se admirar o surgimento de tantas doenças alérgicas e degenerativas. A alergia é um sintoma de defesa do corpo, o qual não reconhece os alimentos ingeridos, que são incompatíveis com sua natureza estrutural e energética.
A degeneração do organismo se desenvolve no decorrer da cronicidade desses processos alergênicos provenientes da batalha que o corpo estabelece, em busca do equilíbrio para a continuidade da vida,.
A melhor alimentação para o corpo deve ser composto em sua maioria por alimentos: geradores de vida, que são as sementes germinadas(brotos) e os mantenedores de vida, que são as verduras cruas, frutas frescas, sementes e castanhas.
Os seres vivos, que produzem esses alimentos, para serem desenvolvidos, retiram a energia vital da natureza, que vêm dos 4 elementos que a compõem: fogo(sol), ar(gás carbônico e oxigênio), água(H2O), terra(sais minerais).
Ao alimentarmo-nos de alimentos vivos, estamos nos alimentando da energia presente no meio natural que, ao interagir nos organismos vivos promove, gera e mantém a vida.
MUDAR HÁBITOS
Conhecer o que comemos
Estudar sobre os aditivos químicos que estão presentes na sua alimentação;
Substituir os alimentos destruidores da vida por alimentos mantenedores da vida;
Combinar os alimentos
Mastigar adequadamente os alimentos
Incluir na alimentação os alimentos geradores de vida e ativadores da vida na sua maior parte para despoluir o organismo
Tomar sol pela manhã antes das dez horas
Prática diária de exercício físico
Para a mudança de hábito alimentar, tendo como alvo uma alimentação saudável e bio- vegetariana, o aspirante que deseja fazer esta opção, para não correr o risco de uma deficiência na ingestão nutrientes, é aconselhável que faça esta mudança aos poucos incluindo na dieta os alimentos biogênico(geradores de vida), que são grãos germinados, capazes de regenerar e fornecer as substâncias ao bom desempenho do organismo.
Um período de transição é necessário para que o corpo possa de adaptar-se à nova dieta, tanto ao nível fisiológico quanto ao energético. Cada pessoa deve sentir as necessidades do próprio corpo e as necessidades de sua alma neste processo, o tempo que vai demorar em cada transição varia, pode demorar dias, meses, anos, dependendo do processo transformador que impulsiona o "ser".
Para que o aspirante possa realizar esse processo com segurança propomos quatro fases de transição.
1º Estágio: é o 1º passo em busca da saúde verdadeira e da autonomia:
retirar da alimentação os alimentos "biocídios" que tiram a vida:
chocolates, leite, carnes curadas(como as salsichas, salames, mortadelas), bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e refinados, refrigerantes, gorduras hidrogenadas e sua preparações, farinhas brancas e suas preparações, açúcar refinado e preparações, carnes produzidas como hormônios e antibióticos, adoçantes artificiais e preparações.
Incluir na dieta alimentos crus: frutas, verduras e brotos(no mínimo 30%);
Substituir o leite por iogurte, o açúcar refinado por mascavo.
Substituir cereais refinados por grãos integrais;
Incluir sucos especiais propostos na dieta básica;
Meditar, respirar e praticar exercícios físicos.
2º Estágio: Seguir as restrições da fase anterior.
retirar carnes vermelhas e ingerir carnes brancas no máximo duas vezes por semana;
usar claras de ovos caipira, queijo fresco, iogurte;
evitar o uso de açúcar mascavo;
Ingerir 50% de alimento crus, incluindo os brotos nas refeições principais;
Incluir sucos especiais;
Meditar, respirar e praticar exercícios físicos diariamente.
3º Estágio: Seguir as restrições das fases anteriores.
tirar todas as carnes e ovos;
usar iogurte e queijo fresco;
meditar, respirar e praticar exercícios diariamente.
4º Estágio: Seguir as restrições das fases anteriores.
Ingerir 80 à 100% de alimentos crus com a maioria dos alimentos biogênicos que aumentam a vida.
Excluir os produtos de origem animal;
Meditar, respirar e praticar exercícios físicos diariamente.
Continua...


domingo, 2 de novembro de 2008

Leite de Gergelim

O gergelim tem 10 vezes mais cálcio do que o leite da vaca, e porque crescemos tomando leite da vaca? Por que descobri isso depois de adulta?
Na verdade ninguém me contou nada, descobri isso assistindo a um vídeo da doutora Denise Carreiro, obrigada doutora!! A senhora ajuda muita gente mesmo sem saber disso!

O legal é que agora eu sei, e faço sempre que posso o leite de gergelim.
Descobri sozinha, por experiência própria, que se o gergelim germinar demais, o leite fica amargo. Então se você germinar direitinho, o gergelim não fica amargo, e você terá um leite vegetal de altíssima qualidade, excelente para fazer vitaminas mágicas, cremes encantados ou simplesmente tomá-lo puro, eu prefiro batido com banana.

Para fazer um copo de leite de gergelim precisaremos de meia xícara de grãos de gergelim germinados, e um copo de água.
Bate tudo no liquidificador e côa no coador de “voal”, é bem simples.
Eu deixo meu gergelim de molho pela manhã até o final da tarde, depois eu lavo e deixo de cabeça pra baixo até o fim do dia e durante a noite, de manhã meu gergelim já está desperto (germinado)
Existem outras formas de fazer leite vegetal, dá pra fazer leite de arroz (eu nunca fiz), leite de amêndoa, leite de quinua, leite de aveia, soja, côco, girassol, castanhas, nozes etc.
É só usar a imaginação e ir conhecendo os sabores.
Minha regra básica: "não gostou?" Põe banana!!!!!!

Beijos Clorofilados pra Todos

sábado, 1 de novembro de 2008

Germinar Sementes


Vamos despertar?
A base da Alimentação Viva são as sementes e grãos germinados, e é muito fácil germinar em casa. Quando compramos as sementes no mercado, elas estão duras e secas, elas estão dormindo seu “sono de beleza”, estão quietinhas, esperando que alguém as compre. Se você cozinha as sementes você destrói todas, e destrói toda a energia vital e todas a informação dentro delas, informações importantes, informações sobre você e sobre o planeta, mas se você as ajuda a despertar, germinando as sementes, elas são potencializadas em sua vitalidade, energia e em nutrientes também, e quando você come elas, você recebe toda essa energia, vitalidade e nutrientes em você, e você desperta assim como elas. As sementes fazem tudo isso por nós, sem cobrar nada, a não ser um pouco de água, digamos alguns “banhozinhos” para ajudar as sementes a se refrescar e acordar.

Como germinar grãos:
Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
A regra básica é: 8 horas na água e 8 horas no ar, mas alguns grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis, a linhaça por exemplo demora mais, conforme o clima, convivendo com as sementes iremos conhecendo seus tempos de germinação, pois isso depende até da região onde moramos. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento (mostrando o narizinho), quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes:
Todas as sementes são comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, quinua, feno-grego, côco seco, etc.
Beijos Clorofilados pra Todos