terça-feira, 12 de julho de 2011

Chucrute (repolho fermentado)









Depois desse meu salto quântico....(uma mistura de ostracismo, quietude, vida no campo e ausência total de internet), vamos ao que interessa.



Já pensou num alimento gostoso, barato, que faz emagrecer, que ativa e regula seu intestino, e que ainda por cima é fácil de fazer e nunca dá errado?



Então, navegando pelo youtube eu encontrei um vídeo de uma senhora muito iluminada chamada Inês, explicando como se faz o chucrute, repolho fermentado, dos tantos alimentos que a gente pode fermentar, o repolho parece ser o mais fácil, ele fermenta em dois dias mais ou menos com o clima frio, e é muito saboroso.



Eu comprei um repolho no supermercado, ralei, coloquei em um vidro bem limpo, apertei bastante, dei uns soquinhos com meu pilão pra tirar bem o ar e prensar bem ele, e enchi até a boca, depois tampei e deixei no balcão da cozinha, quando ele começou a ficar transparente e fazer bolhas, lá pelo terceiro dia porque aqui tá frio, levou três dias, então eu abri, olhei, cheirei, senti, me senti convidada e atraída a comê-lo, foi sensorial, pois como a Inês falou: "ser corajoso não é ser suicida", Portanto você não deve comer um alimento só porque a Elisângela ou a Inês falou que é bom pra comer, não, veja bem, alimentos fermentados são alimentos que você deve usar todos os sentidos, inclusive a sua intuição, o seu coração pra preparar e consumir, pois o cheiro dos fermentados é diferenciado, e existe um limite de fermentação.



Depois do chucrute pronto, você pode servir ele de diversas formas, aqui em casa eu coloquei sal, azeite de oliva, azeitonas pretas picadas, orégano, e servi com pão essênio, mas dá pra comer com bolachinhas, na salada, como recheio de tortas etc. Ficou perfeito, aqui em casa fez muito sucesso!





Beijos Clorofilados pra Todos!





Elisângela






3 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Parabéns pelo seu blog.
Caso esteja de acordo, coloquei o link no meu blog na área de Health Food.

Um abraço

Unknown disse...

Vou fazer parece muito interessante para a saúde.

Unknown disse...

Vou fazer parece muito interessante para a saúde.